quinta-feira, 7 de maio de 2009

Queima das Fitas - Porto 2009


A tradição académica da Queima das Fitas é uma semana festiva que acontece todos os anos durante o mês de Maio. Entre diversas atividades estão a serenata estudantil, os concertos musicais e o cortejo académico.

Tudo isto começou em Coimbra. Toda a tradição académica radica na mais antiga universidade portuguesa, que foi criada no século XIII, em 1290.

Originalmente, no cortejo, que faz parte das atividade académicas da Queima das Fitas, os finalistas(FORMANDOS) vão na frente e os carros alegóricos e os caloiros (BIXOS) seguem na outra parte traseira do cortejo. Atualmente, os finalistas vão espalhados pelas respectivas 'casas' (faculdades, instituições, etc.), imediatamente à frente do seu carro. Frequentemente, em cima dos carros vão os Fitados. Atrás do carro, a fechar cada casa vêm os caloiros. Nesse dia do cortejo, os caloiros ao passarem pela tribuna deixam de ser caloiros e passam a pastranos.

Os finalistas usam com o traje académico uma cartola e uma bengala com as cores da sua instituição académica como sinal de terem chegado ao fim da vida de estudante, que receberam na Imposição de Insígnias (no Domingo anterior).

Ou seja, é uma grande formatura, imaginei todas as universidades, todos os cursos de uma cidade como Santa Maria ou Porto Alegre se formando todos juntos..

http://queima09.com/

http://www.fap.pt/index.php?ch_site=queima



Nenhum comentário:

free counters