segunda-feira, 20 de julho de 2009

Berlin - Germany




Buenas gurizada, Berlim então... Já saindo de Estocolmo (meio cagado de ter que voar), na fila do check-in da Ryanair, vejo ao meu lado um cara com um passaporte conhecido na mão...aquele verdinho sabe??heheh, o cara era brasuca, acabei esquecendo o nome do cara, só recordo que era mineiro e mora em Berlim, acabamos vindo juntos no voo e o cara me largou todas as barbadas de Berlim, os S-Bahn (metro) e os busão por lá, as famosas cervejas da Alemanha, bah o cara tri gente boa. Chegando por Berlim, era em torno de 19hs, já meio preocupado em encontar meu couching por lá - Tiago, gaúcho de POA, faz intercâmbio por lá, acabei chegando meio tarde ma casa do cara, um pouco complicado pedir informação, ver as ruas, mas acabei chegando por lá. Cheguei e de vereda um chimarrão me esperando, apesar do pouco espaço e do complicado sistema dos prédios de Berlim, foi muito tranquilo por lá. Mas tudo em Berlim lembra guerra, minha primeira impressão fois essa, por toda cidade tu ve alguns pedaços do muro, algumas placas e painéis sobre a guerra, além da arquitetura da cidade estar demonstrando esse triste período da história. Mas tem seu lado turístico em cima disso, em quase todos pontos importantes da cidade existe uma galera "fantasiada" de militares, carimbando passaportes, tirando fotos históricas e vendendo pedaços de pedra que dizem ser um pedaço do muro. É impossível não estar em Berlim e não refletir, imaginar o período da 2ª grande guerra, no Check Point Charlie (era uma espécie de divisão entre as forças aliadas (EUA-GBR-URSS) e as forças alemâs (ALE-ITA-JAP), por lá ainda existe a casinha que controla a entrada e saída e onde rolava a maior tensão naquela época. Por ali, lembro de ver uma antiga imagem em um painel, essa imagam mostrava as duas forças alinhadas, com inúmeras tanques de guerra, olhava para a imagem e olhava para o check point, um grande arrepio correu a espinha, realmente, foi o momento que mais fiquei imaginando a guerra que por ali aconteceu. Também lembro da Kaiser-Wilelm-Gedachtniskirche a igreja que foi destuída durante a guerra e que agora é mantida como memorial da guerra. Olhando pra ela é inevitável não imaginar a guerra. Pois é, em um dia vi muita coisa por Berlim, andava meio preocupado porque não tinha visto minha passagem para Praga ainda, lembro que quando pesquisei poderia comprar na hora e iria a meia noite do 2º dia em Berlim, mas acabou que me apavorei com a possibilidade de não ter busão para Praga e acabei indo para estação bem mais cedo que o planejado, ou seja, um dia a mais em Praga, coisa que não estava em meus planos, até porque meu couching tinha furado comigo...Uma parte interessante em Berlim foi o mercado, cheguei no mercado pra comprar algo para a janta e uma cerveja né, foi meio dificil de achar a prateleira das cervejas, mas também quando achei...que horror!!! uns 50metros só de cervejas, em torno de 80 marcas, quse que fiquei por ali.
Próximo post, Prague -Czech Republic.

Nenhum comentário:

free counters